Por que não houve quarentena antes do carnaval?

http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388

No dia 4 de fevereiro foi publicado no Diário Oficial da União o decreto número 188 , de 3 de fevereiro de 2020 no qual o Ministério da Saúde considera  Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial da Saúde em 30 de janeiro de 2020. E mais , considerando a necessidade de se estabelecer um plano de resposta a esse evento e também para estabelecer a estratégia de acompanhamento aos nacionais e estrangeiros que ingressarem no país e que se enquadrarem nas definições de suspeitos e confirmados para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCoV). ( http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-188-de-3-de-fevereiro-de-2020-241408388).

 O  carnaval iniciaria no dia 21 de fevereiro de 2020 e a portaria é do dia 4 de fevereiro , pense, se é emergencial e necessita um plano de resposta ao Covit-19 aos estrangeiros que sempre desembarcam no Brasil nesta época, por que não houve uma comunicação em massa aos nacionais, entre 4 de fevereiro e 21 de fevereiro de 2020 sobre a contaminação do corona? 

Por que não houve a quarentena antes do carnaval ,pois, no site do Ministério da Saúde diz que a transmissão do vírus acontece por meio de toque do aperto de mão, gotículas de saliva, espirro, tosse, ,catarro e objetos e superfícies contaminados ( https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#transmissao).

No artigo terceiro da portaria , com a competência da  COE-nCoV , parágrafo quarto  diz :  divulgar à população informações relativas à ESPIN (Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional).

Alguém foi incompetente,pois ficou apenas no papel esta portaria. o Ministério da Saúde não trabalhou de forma eficiente antes do carnaval para ter eficácia nos resultados  durante a pandemia que se agravou logo após  a festa popular.